O Centro Social e Paroquial de Figueiró é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, consolidada no seio da Paróquia de Figueiró, com sede na Freguesia de Figueiró, Concelho de Paços de Ferreira, que presta serviços não só a utentes da Freguesia como de Freguesias limítrofes.
Iniciou a sua atividade a 19 de janeiro de 2003, com a resposta de Centro de Convívio, nas instalações do Salão Paroquial da Freguesia, sendo presidido pelo Pároco Pe. António Pereira da Silva Vieira. Um ano após, cria a resposta social de Centro de Dia, com capacidade apenas para 10 utentes.
Até julho de 2011, a instituição fortaleceu as suas atividades e construiu um novo edifício para a prossecução das respostas sociais tão ambicionadas. Nesta altura instalam-se no novo edificado e obtêm acordos de cooperação com o Instituto de Segurança Social: novo para a Creche (para 33 crianças) e Serviço de Apoio Domiciliário (para 20 utentes) e aumentado para Centro de Convívio (para 20 utentes) e Centro de Dia (para 30 utentes).
Esta construção de raiz foi apoiada pelo Programa PARES II, aprovada a candidatura em 2007, que comparticipou a obra a 50% do valor, permanecendo o restante valor a cargo da instituição, que se configurou num grande e exigente desafio, e dos Protocolos criados para o auxílio da mesma.
Em 2014, com a saída do Exmo. Sr. Pe. António Vieira, por motivos de saúde, assume a presidência do Centro Social e Paroquial o Exmo. Sr. Pe. Tiago Nuno Castro Santos, que se mantém até à atualidade.
O crescimento desta casa é acompanhado por uma grande envolvência da cada Direção, que se dedicam de “corpo e alma” a esta causa. Há uma preocupação permanente em criar sempre as melhores condições, humanas, materiais e infraestruturais. Assim, ao longo dos anos foram sempre feitas melhorias que se traduzissem em resultados para a organização, resultados diretos no bem-estar e qualidade dos stakeholders e indiretos na gestão da instituição, como são o caso da colocação de painéis fotovoltaicos, aquisição de viaturas elétricas, etc. Também no ano de 2000, com o apoio do Norte 2020 mais uma candidatura foi aprovada para o aumento do refeitório e remodelação de algumas infraestruturas que se encontravam danificadas.
A instituição dedica-se a cada dia para proporcionar aos seus utentes um leque de atividades diversificadas que possibilitem um envelhecimento digno e de qualidade. As atividades são de cariz social, físico, intelectual, cultural e religioso procurando responder aos gostos e interesses de cada utente.
Desta forma, possibilita-se uma melhor e maior interação entre os utentes, família, amigos e simultaneamente uma maior integração na comunidade. É desejo preservar a dignidade de cada utente como um ser único e individual, respeitando a sua história de vida.
Igualmente se passa com as crianças da creche, as quais se ambiciona ver entrar e sair com grandes sorrisos e uma mochila carregada de aprendizagens. Elas são a luz desta casa, que procura reforçar valores de amor, paz e fraternidade.
As pessoas serão sempre a primeira preocupação do Centro Social e Paroquial de Figueiró.